visualizações de página

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sonambulismo


Quais são as causas do sonambulismo? 


Não se sabe exatamente por que algumas pessoas são sonâmbulas, mas existem indicações de que seja uma tendência hereditária. O sonambulismo pode aparecer a qualquer momento depois que a criança aprende a engatinhar e a andar, e pelo menos 15 por cento das crianças têm um episódio em algum momento da vida. 

Os ataques de sonambulismo normalmente acontecem na primeira ou segunda hora de sono, quando o sono é mais profundo. O fato de dormir num lugar diferente, o cansaço excessivo e uma febre podem predispor a um episódio. 
Num desses ataques de sonambulismo, a criança parece estar totalmente acordada. Os olhos podem estar abertos e ela pode até conversar e responder a perguntas, embora as respostas não façam muito sentido. 
Um jeito de saber se a criança está dormindo ou não é prestar atenção na voz dela. Uma pessoa que acabou de acordar tem a voz sonolenta, mas durante o ataque de sonambulismo a aparência e a voz não são de sono. 
A criança sonâmbula pode andar pela casa sem rumo, e até fazer xixi em lugares inesperados. 


O que fazer na hora do ataque de sonambulismo 


Não tente acordar a criança. Conduza-a com jeitinho de volta até a cama. No dia seguinte, seu filho não vai se lembrar de nada, portanto nem vale a pena contar para ele. Se você falar muito sobre o assunto, há o risco de a criança ficar com medo de ir dormir. 

Se seu filho já demonstrou sinais de sonambulismo, preste atenção em possíveis perigos. Tire objetos e brinquedos do chão para ele não tropeçar, e instale telas nas janelas e um portãozinho na escada. Não deixe chaves nas portas -- a maioria dos ferimentos em crianças sonâmbulas acontece quando elas conseguem sair de casa. 

É verdade que é perigoso acordar uma criança sonâmbula?


Não, não é perigoso acordar uma criança no meio de um ataque de
 sonambulismo,mas vai dar mais trabalho para você. Ela vai ficar confusa, pode chorar e demorar a pegar no sono outra vez. O mais aconselhável, no caso de uma criança que caminha dormindo, é simplesmente guiá-la de volta para a cama. Os ataques de sonambulismo tendem a acontecer até duas horas depois de a criança adormecer, portanto é grande a chance de ainda haver adultos acordados em casa para ajudar o "fugitivo" a voltar para a cama. 

Mas, como não dá para garantir, o melhor é tomar precauções para evitar acidentes:


  • Recolha do chão brinquedos e outros obstáculos, para que a criança não tropece.

  • Se tiver escada em casa, instale um portãozinho.

  • Instale redes de proteção nas janelas se morar em apartamento ou em sobrado.

  • Tranque as portas e janelas (e não deixe a chave na fechadura).

  • Há quem instale um daqueles sininhos usados em lojas, que avisam quando alguém passa da porta. Assim dá para saber quando há "aventura" na casa.


sonambulismo é bastante comum. Mais de 15% das crianças têm pelo menos uma crise de sonambulismo na vida, e entre 3% e 4% têm ataques frequentes. 

Aparentemente as crianças tendem a caminhar dormindo quando estão cansadas demais (não vêm dormindo o suficiente), quando estão ansiosas ou quando estão com febre.

3 comentários:

  1. Priscila, é um assunto bem importante mesmo, com certeza ajudará alguma mãe que estiver passando por essa experiência.
    Um beijo e obrigada pelo seu carinho no Recanto.
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir